Código: | PA19 | ||||||||||||||||||||||||||
Sigla: | ACT | ||||||||||||||||||||||||||
Secção/Departamento: | Artes | ||||||||||||||||||||||||||
Semestre/Trimestre: | 1º Semestre | ||||||||||||||||||||||||||
Cursos: |
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Nº de semanas letivas: | 15 | ||||||||||||||||||||||||||
Carga horária: |
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Responsável: |
João Pedro de Campos Duarte Antunes |
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Corpo docente: |
André Herculano Bastos de Carvalho |
Português
Compreender as questões específicas das linguagens de Cinema e de Televisão;
Analisar as semelhanças e diferenças na construção do discurso audiovisual de Cinema e de Televisão;
Interpretar criticamente produtos de Cinema e de Televisão;
Mobilizar recursos técnicos e estéticos específicos da linguagem audiovisual utilizada em Cinema e em Televisão;
Produzir conteúdos audiovisuais adequados a Cinema e a Televisão.
A importância do Cinema e da Televisão para a sociedade moderna;
A linguagem e comunicação cinematográfica;
A linguagem e comunicação televisiva;
O género, o programa televisivo e o cinema;
O público alvo e a programação televisiva;
A exibição, a distribuição e a relação da televisão com o cinema;
Indústria de conteúdos para além de Cinema e Televisão;
A análise e a crítica;
Metodologias de análise de filmes e produtos televisivos;
Etapas do desenvolvimento de produtos para Cinema e Televisão (Pré-Produção, Produção e Pós-Produção);
Fases de realização de produtos para Cinema ou Televisão (guião e argumento, captura de som e imagem, iluminação, edição e exportação, difusão).
Para se adequar a produção de um conteúdo aos vários suportes de difusão é necessário desenvolver competências analíticas e compreensivas que permitam uma eficaz forma de comunicação.
Para entender os géneros televisivos é essencial identificar a génese na linguagem cinematográfica e a experiência metamórfica numa linguagem própria do meio televisivo, erguendo uma gramática autónoma e comum com o cinema que, nesta relação lateral, toma também como sua estas novas mutações.
Entender estas autonomias e contaminações ajudam a identificar o género, e o conjunto de coordenadas e estratégias que o determinam.
Conhecer os públicos, os mercados, as novas plataformas, os circuitos de distribuição, os novos hábitos de consumo de produtos audiovisuais, bem como, os diferentes processos de produção dos vários géneros audiovisuais permite identificar tendências, adoptar estratégias e novas abordagens.
Exposição oral apoiada em visionamento de conteúdos audiovisuais (obras cinematográficas, programas de televisão, publicidades, music video, auto-promoções), aulas teórico-práticas de discussão e análise; visitas de estudo.
Nesta U.C. o estudante é convidado a desconstruir vários produtos audiovisuais na sua forma e conteúdo, a distinguir os marcadores identificativos e a replicá-los em exercícios de estilo.
Nesta Unidade Curricular pretende-se que o estudante assuma um olhar critico e adquira competências analíticas no visionamento de conteúdos audiovisuais identificando os requisitos técnicos e criativos que intervêm na construção do discurso narrativo e expressivo da linguagem audiovisual.
Todas as actividades têm como objectivo o desenvolvimento de projectos em que se apliquem linguagens e procedimentos de produção adequados a cada género audiovisual.
A avaliação é contínua e terá a seguinte ponderação:
Relatórios e trabalhos escritos - 30%
Exercícios práticos - 35%
Trabalho colaborativo - 15%
Níveis de envolvimento, participação relevante e assiduidade - 20%
Serão excluídos da avaliação final os estudantes que não tenham assiduidade a, pelo menos, 75% das aulas práticas.
Descrição | Tipo | Tempo (horas) | Data de Conclusão |
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Participação presencial (estimativa) | Aulas | 0 | |
Total: | 0 |
Luís Nogueira;Manuais de Cinema II Géneros Cinematográficos, LabCom Books, 2010. ISBN: 978-989-654-042-5 |
Robert Edgar, John Marland, Steven Rawle;The Language of Film (Basics Filmmaking) 2nd Edition, Fairchild Books, 2015. ISBN: 978-1472575241 |
Lucy Brown, Lyndsay Duthie;The TV Studio Production Handbook, I.B.Tauris, 2016. ISBN: 978-1784536282 |
Os estudantes com estatuto especial e que não possam frequentar regularmente a Unidade Curricular poderão ser avaliados em regime de avaliação contínua, após negociação com o docente da U.C.. Desta negociação pode resultar a definição de elementos e momentos de avaliação diferentes dos expostos neste programa.
Os estudantes com estatuto normal que não obtenham aproveitamento na avaliação ou não frequentem a Unidade Curricular, serão avaliados por exame de carácter prático (sobre todos os conteúdos expostos neste programa), a ocorrer em data a definir pela Direção da ESE/IPS.
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